Sobre o Evento


A UNIR, única Universidade Federal Pública e gratuita do Estado de Rondônia, promove por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis e os Campi do Interior a IV edição do Festival UNIR Arte e Cultura. O Festival é uma das maiores ações de extensão da Universidade e terá início no dia 05 de novembro, data escolhida em homenagem ao dia da Cultura no Brasil. Além de Porto Velho o Festival acontece nos campi de Ariquemes, Ji Paraná, Cacoal, Presidente Médici, Rolim de Moura, Guajará Mirim e Vilhena. 

Provocar a reflexão e a fruição da arte, contribuir com debates e discussões sobre a cultura, contribuir com a formação artístico-cultural dos acadêmicos da unir e da sociedade em geral, articular conjuntamente ações que fomentem e favoreçam atividades e práticas culturais, engajando estudantes, técnico-administrativos e docentes das comunidades acadêmicas, além de permitir o fortalecimento do trabalho de produtores culturais locais são alguns dos objetivos prioritários do VI Festival. 

Assim, por meio da realização de mostras, exposições, apresentação de espetáculos musicais, de teatro, de dança, instalações, intervenções, recitais de poesia, performances, manifestos, dentre outros eventos de natureza artística e cultural, a UNIR pretende ocupar as ruas, praças, mercados, escolas e teatros, estar em contato com as pessoas inspirando trocas, ampliando as oportunidades de acesso à cultura e à arte com vistas a contribuir com a construção de uma sociedade com mais oportunidades, feliz, justa e igualitária. Venha conosco, contribua com sua arte, participe, acompanhe nossas redes sociais (face, instagram e site...)

Em 2020, estamos vivenciando uma situação que nos obriga a estarmos fisicamente separados. Reinventamos o encontro e a reunião de trabalho, ressignificamos a distância e repensamos o cuidado. Neste momento em que, separados, precisamos imensamente nos sentir juntos, a Arte e a Cultura, Unidas, encontram canais e seguem conectando vidas. Nessa conjuntura, dando continuidade às ações desenvolvidas com o objetivo de atenuar os efeitos da pandemia do novo coronavirus nas vidas de alunos e servidores, a Universidade Federal de Rondônia, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, realiza o “VI Festival Unir Arte e Cultura On-Line”, um espaço de discussão, reflexão, expressão artística e cultural, mas acima de tudo, de aproximação.



www.unir.br
www.procea.unir.br